sábado, 5 de junho de 2010

Londoning


Wednesday


1. Hunterian Museum. História da cirurgia e curiosidades médicas. Quer ver o esqueleto de um gigante irlandês? Um tumor de quatro quilos? Ratos com as tripas pra fora dentro de vidrinhos antigos? Bem antes ou bem depois do almoço, please. Interessante e grátis.


The Royal College of Surgeons of England
35-43 Lincoln's Inn Fields

London WC2A 3PE
020 7869 6560


2. Melhor custo-benefício no quesito corte de cabelo em Central London. Em português ou inglês eles arrasam.

3. Bi Bim Bap. Já entrou pro meu top 10 restaurantes barateiros em Londres.
O nome do lugar é também o nome de um prato popular da Coréia e significa "arroz misturado". É uma cumbuca de cerâmica (dolsot, vem quentíssima) com arroz e legumes e/ou carne e um OVO FRITO por cima. Antes de comer deve-se misturar tudo junto com pasta de missô e com gochujang (pasta de pimentão vermelho picante) fazendo um mexidão. Prove! E prove o macarrão com frutos do mar, uma delícia. 15 libras por pessoa em média (entrada + prato + drink).


11 Greek Street
London W1D 4DJ

0207 287 3434

4. Comprar livros usados nas lojinhas da Shaftesbury Avenue (Belle de Jour, de Joseph Kessel, e The Years, de Virginia Woolf - 6 libras pelos dois!).

5. Assistir Macbeth com uma trupe de teatro de rua à beira do Tâmisa, grátis.

Friday

Passar o dia em Richmond Park. Primeira vez que eu fui lá pra passar um dia inteiro. Andamos de bicicleta (quem não tiver, pode alugar lá pelo preço bizarro de 9 libras por hora), caminhamos, vimos pencas de veados, coelhos, pássaros e esquilos (faltou a Bela Adormecida). Fizemos piquenique perto do lago e penduramos uma rede nos carvalhos de 500 anos. Pra mim o mais divertido não é deitar na rede (30 real em qualquer praia brasileira), é ver e ouvir a reação dos nativos: "olha só! como é o nome daquilo mesmo?", "nossa, que exótico, onde você comprou?" e "posso experimentar?". Olha o abuso!


Tomar uma pint na beira do rio, ao lado de Hammersmith Bridge.

Foto roubada daqui. Roubaram minha câmera /Sem previsão de quando vou comprar outra...

Adoro Londres no calor.

Amanhã, free concert em Finsbury Park!

Breaking News 10/5/10

The VICTORY PARTY TO END ALL PARTIES, RAGE AGAINST THE MACHINE ANNOUNCE SUPPORT ACTS FOR FREE GIG: Gallows, Roots Manuva and Gogol Bordello - 6th June 2010

DOORS OPEN 2.00
GALLOWS 5.20
ROOTS MANUVA 6.30
GOGOL BORDELLO 7.35
RAGE AGAINST THE MACHINE 8.50
CURFEW 10.30

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Gauthier Soho

Terça-feira de análise em grupo - três drama queens e um psiquiatra amador. Uma pena, porque o local e a comida foram bem interessantes. Vamos a ele:

O restaurante. Cozinha francesa e fyna, favor reservar e tocar a campainha na frente senão eles não abrem a porta pra você.

O menu. Tem dois menus no almoço: um de três courses
(25 libras, 33 se você quiser adicionar meia garrafa de vinho por pessoa) e um taster menu de seis (por 70 libras! a bit much). Escolhemos a primeira opção, com quatro opções de entrada, prato principal e sobremesa intercambiáveis - se você quiser pedir duas entradas e uma sobremesa, ou dois pratos principais e uma sobremesa, pode. Mesmo porque as porções são francesas, petit.

Escolhi vieiras à manteiga com limão, salsão e creme de crustáceos como entrada, seguido de um risoto de trufas ao caldo de frango. O couvert que eles servem é uma delicinha: umas cenourinhas, mini breadsticks, canapezinhos e pesto, acompanhados de uma variedade de pães (com queijo parmesão, alho, ervas, etc..). De sobremesa não quis nada doce, escolhi a tábua de queijos que era grande pra uma pessoa e bem deliciosa, com quatro tipos de queijo, frutas secas e charcoal cheese crackers.


O serviço. Excelente, com um garçom sempre a disposição pra puxar sua cadeira pra você e explicar tudo nos mínimos detalhes, e um sommelier pra combinar os vinhos com a comida e explicar tudo nos mínimos detalhes. É um lugar pra quem gosta de explicações.

E? Uma delícia o risoto (especialidade do chef). O segundo melhor que eu já comi (o primeiro lugar ainda é do risoto de camarões e tangerina do Mokambo). Porções pequeninas, lugar silencioso demais, muito formal. Vinhos deliciosos. A experiência toda saiu por 40 libras por pessoa - nada mal pra esse tipo de lugar.

Gauthier Soho
21 Romilly Street
London W1D 5AF
020 7494 3111
* horários aproximados
www.gauthiersoho.co.uk

terça-feira, 1 de junho de 2010

Voltei

Quase um ano e meio sem postar. Não respondi emails de alguns leitores, nem sequer acessei o blog esse tempo todo. Nem sei se alguém ainda lê isso aqui. Mas vamos lá. Dá até preguiça de recapitular; ainda assim tem um backlog de viagens que quero contar de um jeito ou de outro, nem que seja aos pouquinhos. Feriados de praia em Choroní, Morrocoy e Cuyagua, um trekking de seis dias em Roraima em abril do ano passado, Isla de Coche em maio, uma semana em Salvador em junho, Natal em Toronto e quase duas semanas em Barcelona em abril. E, claro, não moro mais em Caracas e sim em Londres.

Pois é. Troquei o sol pela chuva, o calor insuportável pelo friozinho que nunca passa, um apartamento enorme e grátis que eu odiava por um pequeno e caro que eu amo (!), os alunos grandes pelos pequenos, a malcriação caraquenha pela frieza londrina, as arepas e pabellon pela tomato soup e curry, a praia pelos parques, a cerveja aguada pelas stouts e ales. Ganhei, perdi. É fácil olhar pra trás e lembrar só das coisas boas. Olhar pra frente e se assustar. Essas são algumas mudanças. De igual continuam as viagens, os restaurantes, a inquietação e uma dor na alma que parece não ter cura. Alguma sugestão? Ah, e continuo a ter vizinhos que adoram uma obra. Hoje mesmo começou uma nova aqui do lado.

Vamos ver se eu crio vergonha na cara de verdade e começo a escrever aqui de novo. Bronca minha em mim mesma! Toma jeito, inferna.