Volto aqui pra contar de Ibiza, onde passei duas semanas como o diabo gosta.
Na definição da Wikipédia: "Ibiza ou Eivissa, às vezes aportuguesada sob o nome de Iviça, é uma ilha do arquipélago e comunidade autônoma das Ilhas Baleares. Fica localizada a leste da Espanha e sua maior cidade tem o mesmo nome da ilha. É tida como a melhor noite do mundo para quem gosta de sair ou a capital mundial da balada"
É muita balada mesmo. Mas também é muita praia e história. Então vamos por partes:
Chegando lá
Tenho certeza que todo mundo aqui sabe pesquisar uma passagem de avião na net e escolher a que melhor lhe convém, por isso não vou dar opinião - mas um avisinho vai bem: um monte de companhias operam somente vôos noturnos, com pouso programado para meia-noite em diante, hora local. Até aí nada demais, mas juntando-se ao fato de que 90% dos hotéis da ilha só realiza check-ins a partir do meio-dia até no máximo quatro ou cinco da tarde, muitas vezes é necessário reservar o seu quarto para um dia antes da sua chegada... Não é muito bacana pagar por um dia a mais, mas pra ter certeza de que seu quarto vai estar pronto e que você não vai ter que dormir na recepção (especialmente em alta temporada - julho/agosto), é o recomendado. Por isso, cheque se o seu vôo é noturno e se o seu hotel é desses...
Saindo do aeroporto de madrugada, enfrente uma fila enorrrrme para pegar um táxi licenciado ou... Combine um preço para a corrida com os taxistas ilegais que vêm te abordar na tal fila. Por sua conta e risco. Paul, a impaciência em forma de gente, não quis nem saber e assim embarcamos no carro da primeira dupla que veio falar conosco. Dez minutos e um siricotico depois, chegamos sãos e salvos no hotel, mas que eu tive visões dos dois meninos roubando nossas bolsas e malas e sabe Deus o que mais, tive. Antes de irem embora, deixaram um telefone para qualquer coisa que vocês precisarem. Hummm.
Onde é que eu TENTO dormir?
Ibiza é super-construída e tem muita infra-estrutura turística, afinal já é balneário europeu há zilhões de anos. Não falta hotel, apartamento de temporada, hostel e até villa pros muito fynos. Eu fui na dica de um amigo meu que já passou n verões lá e aluguei um studio apartment, opção oferecida por muitos hotéis - significa que você tem lá seu quarto com uma mini-cozinha, o que ajuda a economizar.
As áreas mais turísticas da ilha, ou seja, as que oferecem mais opções de estadia e portanto mais baratas, ficam no sudeste/sudoeste da ilha respectivamente: Playa den Bossa e San Antonio. A primeira é praia mais longa da ilha, bonita, onde fiquei. Tem tudo perto, inclusive um dos clubs mais famosos de Ibiza, Space, e o party bar Bora-Bora. Playa den Bossa recebe tanto famílias quanto party people e casais querendo sossego. Já San Antonio é o destino preferido dos teenagers britânicos & outros. Pra mim é um pouco demais... Os hotéis são até mais baratos lá, mas é porque esse é exatamente o público-alvo.
Outra área importante é Santa Eulália del Rio, outro bairro (sei lá se é bairro, mas numa ilha tão pequena vou chamar os povoamentos de bairro!) grande de Ibiza, bastante mais tranquilo e meca de hippies e famílias em busca de um quiet holiday. Perto de Santa Eulália está o resort de Es Cana, um outro ajuntamento de hotéis e restaurantes tipicamente voltado para british people - desta vez não os teenagers, mas seus avós. Pra mim pareceu o paraíso da aposentadoria! Cheio de senhores e senhoras felizes e vermelhos de sol.
Escolhi minha área ainda seguindo o conselho do já referido amigo, citado aqui em tradução livre: "se você quer um lugar agitado mas também não está a fim de aturar gente bêbada gritando a qualquer hora em inglês e alemão, arrume um lugar em Playa den Bossa fora da altíssima temporada".
Junho é o início do fervo em Ibiza: muita gente vai mas não é insuportável. Tem espaço pra todos. O hotel onde ficamos é o Apartamentos Tivoli, gerenciado pelo Grupo Playa Sol, acho que a maior rede hoteleira da ilha. Gostei, a cozinha do studio quebrava um galhão, tinha geladeira grande e bastante espaço pra duas pessoas. Limpavam e trocavam as toalhas todo dia, tinha sacadinha, piscina, restaurante, fim. Na real é o mínimo a se esperar de um hotel decente em Ibiza. Nos finais de semana ficava bem cheio, deve ser impossível na alta temporada. Experimentamos o café da manhã (shit) e o jantar (bom!) do hotel na primeira semana, a segunda foi sem refeições incluídas.
As festas
Junho é época das opening parties em todos os clubs (vão até meados de Setembro). E tem festa todo dia, sabe-se lá quantas, pra todos os gostos, desde que dentro do quesito música eletrônica. É a terra dos superclubs, imensos, decoradíssimos (cada um no seu estilo) e vendendo drinks a peso de ouro, como é de costume deste tipo de lugar. Sede? Dez euros por uma garrafinha de água. E não adianta tentar recarregar na pia do banheiro (prática comum em quase todos os clubs que já fui na minha vida), porque a água na ilha toda é salina, tem um gosto horrível e te desidrata ainda mais. Tem que ser mineral mesmo. Da cerveja (em média 12 euros a long neck) até a champanhe, o céu é o limite... Dá pra gastar 100 euros em duas pessoas em um piscar de olhos.
Cada um tem seu jeito de contornar este problema... Desde chegar bêbado até fumar sálvia :-)
Por isso Ibiza pode ser um passeio caro. Se a intenção é ir lá party all the time, tem ainda o preço das entradas das festas, em média entre 25 e 35 euros o convite antecipado, disponível em tudo que é bar de Playa den Bossa e San Antonio.
Reviews euquesei a seguir:
Stealth Party na Pacha - 11pm às 6am
Com Roger Sanchez, Laidback Luke, Jesse Garcia, Angel Linde.
Pacha é a boath da beautiful people - e como tem beautiful people visitando essa ilha! Nesta festa, especialmente no banheiro feminino, me senti dentro de uma edição da Vogue. Todas muito lyndas e fynas. Olha, não é que eu prefira gente acabada e trash (talvez ocasionalmente hehe), mas era muyta fynesse pro meu gosto. Meu approach a festas é decididamente mais relaxado e eu nem uso salto justamente porque quero me matar de dançar. Muita pose, muitaaaa.
Nunca tinha ouvido falar deste dj Jesse Garcia ou o tal Luke, mas eles mandaram house e tech house do jeito que eu gosto. Já a estrela Roger Sanchez eu achei uma bela m* e fui pra casa dormir.
Cream Opening Party na Amnesia - 11pm às 6am
Com Paul van Dyk, Sasha, Gareth Wyn, Annie Mac, Touche, Jamie Gittins, Sean Hughes
A Amnesia é um super-superclub com um público bem mais whatever. Todos pareciam estar lá genuinamente pra se divertir, e muito. Decididamente foi minha noite preferida. Chegamos bem no início do set do Sasha. E que set!! Foi fantástico, melhor DJ que eu vi em Ibiza, de longe. Quando o Paul van Dyk chegou e arruinou meu clima com aquele tech-trance dele (não sou chegada), mudamos para outra sala onde estava a Annie Mac, da BBC Radio 1. Eu já ouvia os shows dela na rádio e achava tudo, mas ao vivo ela realmente arrasa. Um monte do melhor da party music com alguns mash-ups muito bons.
RECOMENDO.
E se o programa é ir na Amnesia, compre os ingressos antecipados nos bares ou lojas da Amnesia (em Playa den Bossa é o Coco's Bar), que geralmente incluem um ônibus saindo do bar até o club (só de ida). Já se economiza uma corrida de táxi, que eu não achei nada barato. No Coco's os promoters são super-simpáticos e falam tudo que é língua.
We Love Space Opening Party na Space (claro) - 5pm às 7am
Com Alex Woolfenden, Scott Martin, Chew Da Fat, Felix Da Housecat, DJ Pierre, Riton, David Phillips, 2 Many Djs, Ben Watt, Paul Woolford, Smokin' Jo, Spencer Parker, Elio Riso, Tom Novy, Jason Bye, Jonathan Ulysses, Andy Baxter, Jon Sa Trinxa, Matt Playford, Alfredo, Mr Doris, Jem Haynes, Kid Blue, Andy Carroll, Jon Howell.
Era essa que estávamos esperando. Space é um dos superclubs mais famosos do planeta, e os DJs prometiam. O lugar é interessante, umas sete ou oito salas, mas nem todas estavam abertas ao mesmo tempo. Um dos terraços tem uma vista legal para o pôr-do-sol (lá pelas dez horas da noite no verão) e a cada hora um avião passa por cima da boate (porque não é longe do aeroporto), tão perto que é divertido.
O povo que lá estava era com certeza ao mesmo tempo mais cool and freaky que o da Amnesia e Pacha. Um monte de gente se fantasia pra ir na Space, ou então usa as roupas mais chegay possíveis. Logo que entramos havia esta menina no meio de um grupo de homens, vestindo só uma camiseta BEM velha e meia arrastão e salto alto... De repente ela arranca o trapo que era a camiseta e abre um espacato no meio de todo mundo - e a meia arrastão era mesmo TUDO o que ela estava vestindo... Oh my eyes. Os flashes dos celulares em volta enlouquecem e a amiga dela, uma de ossos largos vestida de Barbie-Dama-de-Honra, começa a rir incontrolavelmente, com um bocão de onde pula uma coisa branca - eu acho que era um dente falso.
No mais, encontramos alguns conhecidos e ficamos zanzando pelo club sem muita motivação, pois eu estava ansiosa era para ver 2 Many DJs e Felix, mas me dei conta que isso não ia acontecer até pelo menos umas quatro da manhã. E chegamos lá às seis da tarde. E vou contar pra vocês, ainda que seja uó: não vimos nenhum dos dois, por motivo de força maior, e aqui acaba a história!
SALDO: É claro que a party Ibiza de hoje não tem nada a ver com a lenda de dez ou quinze anos atrás. Isso eu sabia, mas que tal dar uma reciclada nos DJs headliners das festas? Eles sim são os mesmos daquela época.
BÔNUS: Infelizmente eu não pude conferir por mim mesma, mas ouvi de fontes muito boas que a melhor festa atual depois da Sundays at Space é a Circo Loco, no club DC10 (segundas das 4h30pm às 2am. ERA, na verdade, porque a Circo Loco antes abria às segundas de manhã, quando a Space fechava - mas a nova regulamentação colocada em vigência este verão em Ibiza proíbe as day parties antes das quatro da tarde. What a shame.
Para ver o calendário completo das festas, além de todo tipo de informação prática a respeito de Ibiza, vá aqui.
As praias testadas e aprovadas
Depois de gastar uma fortuna em clubs e bares, perder dias dormindo e com mais sete semanas de holiday pela frente, foi decidido que a semana #2 seria dedicada ao descanso e lazer e economia sob o sol. Alugamos uma moped (ou lambreta) maiorzinha, 125cc, a mais ou menos 140 euros. Elas estão em toda parte em Ibiza e são super-práticas e ultra-econômicas. Com ela, uma mochila e um guarda-sol de 8 euros comprado na vendinha (muito melhor que pagar de 5 a 10 euros por dia de aluguel de guarda-sol na praia), percorremos a ilha inteira, que é uma pequenez. De norte a sul acho que dá uma hora no máximo. RECOMENDO.
A ilha tem praias belíssimas, o mar é azul e as mulheres quase sempre fazem topless. Da vovó até a netinha. Super confortável e natural... Os brasileiros deviam aprender com os europeus, em vez de ficar nessa hipocrisia carnavalesca tão antiga.
Playa den Bossa (sudeste)
Cala Valdella (oeste)
Praia lindinha, com alguns barcos ao fundo. Fácil de chegar e tem tudo o que você precisa. É tranquila e cheia de famílias com criancinhas pequenas e grupos de amigos na faixa dos 30-40 anos.
Cala Xarraca (norte)
LINDA. Uma casa enorme no meio em um dos cantos da praia dá um toque uó meio praia particular, mas não se apoquente e vá. A água é tão transparente que não dá vontade de sair dela. Tem apenas um restaurantezinho gostoso e nada barato, mas fazível.
O caminho para o norte é fantástico. A estrada é absolutamente linda, cheia de flores e pinheiros, e o cheiro que vem deles e se sente estando com a cara no vento (lembre-se da lambreta) é maravilhoso, um perfume incrível, inesquecível.
Es Cana e Cala Nova (leste)
Es Cana, como já disse, é o resort dos maiores de 50 anos. Famílias também. Caminhe mais e chegue à praia (cala) Nova, aproveite a tranquilidade e vá dar uma volta na montanha de pinheiros que é o costão da praia. A vista de lá é linda e você pode ter um pouco de privacidade uahaha.
Salinas e Es Cavallet (sul)
Salinas é a Pacha das praias de Ibiza - todos os jovens e lindos vão pra lá. Tem música em alguns bares e é bem concorrida. Ao lado fica Es Cavallet, a favorita dos gays e/ou nudistas. Muuuuito tranquila e relax, e um povo super friendly.
Não é educado tirar fotos dos nudistas. Também se eu tiver que fugir, não dá tempo de pegar as roupas.
Cala Salada (noroeste)
Esta foi difícil de se chegar. Uma das placas no meio do caminho para lá está estrategicamente mal colocada, e fez com que fôssemos parar em uma trilha que levava até um rochedo... O que no fim não foi mal, pois uma abertura nos levava através deste rochedo à mais azul das piscinas de água salgada. Ao longo do dia muita gente foi chegando, com guarda-sóis e tudo, tratando de enfiá-los em alguma fenda na pedra e um mini-clube foi se formando. O lugar é lindo mesmo, mas não esqueça de levar muita água mineral e protetor solar, pois o calor das rochas pode facilmente te cozinhar.
Cala des Moro (sudoeste)
Praia lotada de teenagers de San Antonio, justamente porque fica nesta área. Não tem muito de especial, mas a vista do pôr do sol ali é bem bonita.
Bares e restaurantes visitados por euquesei
Em Playa den Bossa
Disco Point - Pertinho do nosso hotel, tem área externa bonitinha e preços razoáveis. Comemos lá duas vezes - uma delas uma paella de mariscos deliciosa, com sangria doce demais. Mas o preço dos vinhos é bem.
Coco's - O bar da Amnesia em Playa den Bossa. Drinks overpriced como na boate. Atmosfera tropical fake. Mas os promoters que trabalham lá são um amor.
Murphy's Pub - Um irish pub em Ibiza (tem outro Murphy's em San Antonio). Super divertido e aberto até cinco da manhã. Tem música ao vivo (covers uó, com os Murphy's Brothers) e depois eletrônica last year. O bom mesmo é o povo que vai lá tarde da noite, completamente passado e engraçadíssimo.
Bora Bora - o famoso bar/balada de Playa den Bossa. É onde o povo vai antes da Space. É na areia, tem DJ desde as dez da manhã e às duas da tarde começa a bombar. Pratica preços de club também, então muita gente simplesmente aluga umas cadeiras de praia ali e traz bebidas do supermercado mais próximo.
Passion - um snack bar perto da Space, especializado em sucos e vitaminas deliciosos e comidas leves e saudáveis. Preços bons. A ciabatta de frango + pesto e vegetais é NHAM.
Pago Pago Beach - em frente à praia, no complexo Jet Apartments (um hotel que tem TUDO, de bares e restaurantes a academia de ginástica, internet café e lojas). Barato, bonitinho e comida simplérrima - hambúrgueres, English Breakfast e pizzas bem gostosinhas.
Em outras paragens:
Café Zocallo, em Cala Valdella - os garçons mais mal-humorados que já vi. Comida simples (leia-se frango grelhado e batata frita) a preços OK.
Café em Cala Nova - não vi o nome, mas é um lugarejo pequeno, quase um quiosque na praia, simples e de gente simpática. Só tem ele. Cardápio mínimo. Vá de salada Ibicenca, com atum, alface, tomates, azeitonas pretas e etc. Grande e nhamnhamnham.
Restaurante Dalt Vila, em Dalt Vila (a parte velha de Ibiza Town) - Criativo o nome né? Uma coisa assim Rede TV. Ou Lounge Bar & Lounge. Fomos lá comer tapas e tomar sangria. Melhores tapas provados: langostinos (camarões grandes) ao vinagrete e mini-pimentões recheados. Preços razoáveis para a área - a nossa conta ficou em 25 euros por pessoa, com muita comida e sangria suficiente.
SunSea bar, em Cala des Moros - Lindo restaurante e bar em San Antonio. Fomos durante o dia tomar umas cervejas e beliscar. Saladas deliciosas e com a conta você ganha um CD do lugar, com música tipo lounge (como no famoso Café del Mar, onde não nos animamos pra ir). Bela vista da baía, preços entre razoáveis e nem tanto.
Área dos bares de Ibiza Town: Lotado de gente bebendo e se mostrando antes de ir pra boate. Centenas de promoters, homens e mulheres, lindos e exibindo o que têm de melhor. Gente fantasiada. Cena gay forte. E, tenho que contar, um exército de caras ultra-suspeitos só parados e abordando TUDO que é tipo de turista (até senhoras respeitáveis em busca de um dos muitos restaurantes de Ibiza Town) oferecendo TUDO o que se pode imaginar.
Ibiza Town
É o centro de Ibiza, onde fica a cidade histórica (a tal parte velha que eu mencionei antes). É linda, tem vistas fantásticas do alto do castelo, e muitíssimas opções de bares, restaurantes e lojas.
Dalt Vila é a Cidade Velha, a mais antiga cidade fortificada da Europa. A muralha foi construída no século XVI, mas a cidade em si tem história desde a ocupação árabe da ilha, mais ou menos do século VI ao XI. Mas ocupação humana de Ibiza data de 5.000 anos antes de Cristo, passando por até por fenícios (que deixaram vestígios de sua ocupação, os quais datam do século VII antes de Cristo, e podem ser vistos no sítio arqueológico de Sa Caleta).
À noite Ibiza Town fica o fervo, especialmente na área dos bares em Dalt Vila e perto do porto, que também é cheio de restaurantes. Na Calle de La Virgen estão diversos bares gays, lojas de fetiche e butiques hippie-chic. É interessante dar uma volta lá à noite, especialmente se for a noite da La Troya na Space. Esta é uma festa produzida por um brasileiro (CLARO), no ramo em Ibiza desde 1978, com uma drag queen (Baby Marcelo) e um time de DJs próprio como estrelas. Assim, às quartas dá pra ver uma procissão de promoters da festa (homens/mulheres/drags/travestis/etc) cobertos de glitter, vinil, penas, lantejoulas, biquininhos e fishnets causando por Dalt Vila e adjacências.
* * *
Pra fechar com um chavão bem chavônico, acho que Ibiza tem um pouco de tudo pra todos, e eu realmente adorei o lugar. Diversos tipos de turistas coexistem na ilha, é só ler euquesei e procurar sua turma. And enjoy.
3 comentários:
Princesinha véia é ótimo! Kkkkkkk!
Adoro o jeito q vc escreve!
Coitada da minha fia! Depois de tanto fervo descolado, deve ter sido quase impossível não tentar assassinar os DJs das festas de família irlandesas! Poor child!
amei cada letra... senti cada balada, praia, bar e restaurante... até os taxistas clandestinos eu imaginei me roubando! fora que eu rachei de rir quando caiu algo branco da boca da meninas, q vc achava q era um dente falso! te amo, querida!
Oi!
Adorei o report/review de suas ferias em Ibiza. Ja conheço toda a espanha menos a bendita ilhazinha... É uma das candidatas mais fortes à minha lua-de-mel...
Se não for muito abusar, teria como voce me dar uma idéia de quanto =/- gastou (US$ ou Euro)nessa empreitada e quanto tempo passou lá? Tem algum guia (travel book) que você recomende eu ler?
Brigadão e parabéns pelo blog!
Rodrigo Rey
dr.rodrigorey (arroba) gmail.com
Postar um comentário